sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Benefícios do Pilates para corredores.



A corrida está ganhando muita popularidade, principalmente entre pessoas que estão procurando uma forma prática e rápida de sair do sedentarismo. Crescendo assim o número de atletas que treinam sem orientação profissional, aumentando então, os riscos de lesões.

A corrida é um esporte com movimento constante e repetitivo, que exige consciência corporal, tronco alinhado, cabeça erguida e olhos para frente, braços se movendo ao lado do corpo com movimentos para frente e para trás sem cruzar na frente do corpo, pernas alinhadas sem rotação dos joelhos e pés e também uma noção da descarga de peso exercido nos pés.

O método do Pilates, com seus sete princípios (Concentração, Centralização, Fluidez, Respiração, Precisão, Controle e Relaxamento) pode auxiliar na prevenção ou no tratamento de lesões já instaladas. Também ajudando na melhora da consciência corporal e no bem-estar físico e mental.

Os atletas só têm a se beneficiar com o método Pilates. Como?

- Na melhora da postura;
- No aumento de força e resistência muscular, sem grande aumento de massa, mantendo a leveza corporal, principalmente no grupo muscular que forma o “Power House”, também conhecido como “Core” ou “Centro de Força”;
- Na melhora do alongamento, pois com um bom alongamento há uma melhora da mobilidade articular e do gasto energético, diminuindo os índices de lesões como estiramentos e rupturas;
- No aumento da capacidade cardiovascular;
- No aumento da capacidade pulmonar: iniciando o atleta uma inspiração mais prolongada e suave, melhorando a expansão da caixa torácica assim capitando mais O2 e uma expiração mais profunda que de tal modo elimina mais o CO2. Com isso Aprimorando a troca gasosa.
- No equilíbrio muscular: os músculos agonista e antagonista precisam ser acionados de forma equilibrada para ocorrer uma harmonia no movimento.
- Na melhora da propriocepção, controle motor e consciência corporal.



Portanto, o Pilates é um importante colaborador na prevenção das lesões na corrida e um bom método no processo de recuperação de lesões nos músculos, em tendões (tendinopatias) e entre outros problemas que costumam acometer os corredores.

“Por meio dela, você adquire primeiro o controle de seu próprio corpo e depois, com repetições apropriadas dos exercícios, adquire gradual e progressivamente um ritmo natural e a coordenação associada às atividades do subconsciente. Esse ritmo verdadeiro e o controle são observados tanto em animais domésticos como em animais selvagens, sem exceções conhecidas.” (Joseph Pilates e Willian John Miller (1945) – O retorno a vida pela contrologia).

Fernanda Guimarães Nunes da Silva
Fisioterapeuta
Instrutora de Pilates da Oficina de Pilates. 

Oficina de Pilates: 3022.8448 | 4141.2420
#oficinadepilates #porquepilates #pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário