quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Pilates na gravidez



Durante a gravidez o corpo materno sofre algumas alterações de acordo com o crescimento do útero e das mamas, o que provoca mudança do centro de gravidade para frente. Isso somado com a rotação anterior da pelve e o aumento da elasticidade geram o surgimento de uma hiperlordose, provocando dores musculoesqueléticas como a lombalgia. Todas as articulações recebem ação do aumento da elasticidade, gerando uma hipermobilidade articular. Essa hipermobilidade também atua no assoalho pélvico, que suportando o peso do útero, acaba descendo em média 2,5cm na gravidez.

O assoalho pélvico são músculos localizados na região entre as pernas, parece uma “cama elástica”. Ajudam a sustentar a bexiga, o útero e o intestino e controlam o fechamento do ânus, da vagina e uretra. Por isso é de extrema importância o seu fortalecimento para o parto normal.

As gestantes a cada dia tem se preocupado em se preparar para o parto normal e o Pilates é um excelente aliado para essas mulheres. O Pilates irá fortalecer toda a musculatura do corpo, o que diminui as dores musculares, assim a mamãe vai se movimentar com mais facilidade e vai melhorar a sua disposição, podendo realizar as duas atividades do dia-a-dia sem dificuldade. Durante a prática do Pilates será ensinado realizar a contração do assoalho pélvico, com o seu fortalecimento ele irá ter um trabalho eficiente na hora do parto, diminuindo o risco de lesões para a mãe.

O Pilates também gera outros benefícios com:
·         Combate a dor e o desconforto nas costas;
  • Maior controle sobre o peso;
  • Melhor condicionamento físico;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Maior oxigenação do bebê.


Além disso, O Pilates  também auxiliará a gestante no período pós-parto, facilitando o retorno mais rápido do abdômen, e diminuindo a flacidez característica deste período.

Francielle Macêdo (209617-F), Fisioterapeuta pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, curso de formação em Pilates e monitora do Instituto Brasileiro de Pilates, pós graduanda em Urofisioterapia e obstetrícia pela IDE Cursos

Oficina de Pilates: 3022.8448 | 4141.2420

Nenhum comentário:

Postar um comentário