terça-feira, 15 de agosto de 2017

A importância do Powerhouse


Quando Joseph Pilates criou o método ele definiu powerhouse, como o centro de força. Ele é composto por músculos profundos e estabilizadores, que são: reto abdominal, oblíquos, transverso do abdômen, multifídos, glúteo máximo, assoalho pélvico e diafragma. Para realizar os exercícios essas musculaturas devem está ativadas, contraídas, a fim de ter uma boa execução do movimento, deixando o centro o mais estável possível. Dessa forma vamos ter músculos estabilizadores fortes, formando bases sólidas para realizar as atividades do dia a dia com o menor risco de lesão possível. Os benefícios são muitos, as dores vão diminuir, vai ter uma melhora na postura e no equilíbrio. 
É de extrema importância que o instrutor explique e ensine ao aluno como ativar o powerhouse no início das aulas, esse aprendizado é algo gradativo, vai ser construído nas primeiras aulas. Associar a respiração com a contração do powerhouse é o jeito mais fácil de compreensão e aprendizado, então é orientado que o aluno em qualquer posição mantenha a coluna neutra (mantendo a curvatura fisiológica), faça um inspiração pelo nariz e quando for realizar o momento da força, solte o ar pela boca, colocando o umbigo para dentro e para cima. O comando de “prender o xixi”, “ativar o glúteo”, “fechar as costelas”, também vão contribuir na ativação do power house e na estabilização da coluna.
Com a conscientização do aluno essas contrações vão começar a fazer parte do seu cotidiano, e os benefícios vão começar a aparecer.
Francielle Macêdo (209617-F)
Fisioterapeuta
Instrutora de Pilates na Oficina de Pilates
Oficina de Pilates - Rosana Drummond: (71) 3022-8448 | 4141-2420

Nenhum comentário:

Postar um comentário