terça-feira, 29 de agosto de 2017

O Pilates na vida das pessoas com labirintire


A tontura é um sintoma muito comum para pessoas que sofre de labirintite, um termo utilizado para descrever o processo inflamatório ou infeccioso que afeta o labirinto. Este, que é um espaço dentro do ouvido preenchido por um liquido e células sensoriais, responsável por uma parte importante do equilíbrio e postura do corpo. Esse processo inflamatório ou infeccioso pode ser causado por vírus, bactérias, alergias, trauma na cabeça, má alimentação, tumores, doenças do sistema nervoso, hipertensão, hipo ou hiperglicemia, doenças metabólicas e entre outros problemas de saúde.
O método Pilates pode auxiliar na reabilitação vestibular, na manutenção e na prevenção de novas crises. Realizando um trabalho de força muscular, fortalecendo principalmente os músculos do Power House, quadril e tornozelo que são importantes para a estabilização do corpo. Juntamente com os exercícios que trabalham flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e propriocepção, que envolve movimentos de cabeça, pescoço e olhos, exercícios de controle postural em varias posições (sentada, deitada, em pé, apoio uni podal e andando).
Assim contribuindo no autoconhecimento corporal, na manutenção do equilíbrio, no fortalecimento dos grupos musculares, no controle de novas crises e consequentemente uma melhora no bem estar físico e mental do aluno.
O instrutor de pilates deve ter conhecimento em que fase estar seu aluno (se estar em crise, se estar estabilizado) para poder indicar corretamente os exercícios. E evoluir conforme o processo de desenvolvimento do aluno.
Pilates é um método muito eficaz. Sempre que seja aplicado corretamente.
Fernanda Guimarães Nunes da Silva (180323-F)
Fisioterapeuta
Instrutora de Pilates da Oficina de Pilates.
Oficina de Pilates: 3022.8448 | 4141.2420

Nenhum comentário:

Postar um comentário