sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pilates na prevenção de lesões em atletas.


No esporte, independentemente da modalidade praticada, é exigido do atleta um bom condicionamento físico e preparação psicológico para suportar as cobranças que são atribuídas ao seu corpo. Geralmente as dores e lesões musculares ou articulares são decorrentes de movimentos realizados incorretos, pela falta de preparo muscular, baixo nível de flexibilidade, propriocepção e coordenação motora ou ate por falta de estímulo dos músculos estabilizadores da coluna. Inicialmente o atleta pode não perceber incômodo. Mas, a médio e longo prazo, realizados diariamente pode causar sérias consequências ao atleta.
O Método Pilates é uma alternativa que contribui na melhora do desempenho do atleta e na prevenção de lesões provenientes do esporte. Sendo possível treinar os movimentos de forma alinhada e segura. O alongamento realizado permite um desenvolvimento na amplitude do movimento e na flexibilidade muscular e articular, proporcionando uma melhora no gesto esportivo. O fortalecimento muscular permite a melhora do condicionamento físico, evitando esforços desnecessários. Principalmente o grupo muscular que forma o “Power House” também conhecido como “Core” ou “Centro de Força”, formados pelos músculos: abdominais (transverso e oblíquo), músculos do assolho pélvico, diafragma e músculos da lombar (paravertebrais). Estes músculos formam uma espécie de cintura de força, o qual promove maior estabilização do tronco, quando recrutados.
A respiração, um dos princípios mais importante no Pilates, ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios além de melhorar a oxigenação do sangue. Muitas pessoas respiram de forma errada durante os treinamentos e no dia a dia. Então, dar atenção especial se faz necessário, orientando para a correta respiração. A inspiração (ato de puxar o ar pelo nariz enchendo os pulmões) e expiração (ato de soltar o ar pela boca contraindo a musculatura abdominal) devem ser corretamente executados.
O Método Pilates é uma ótima ferramenta para alcançar seus objetivos.
Pilates é Saúde é Vida.
Fernanda Guimarães Nunes da Silva (180323-F)
Fisioterapeuta
Instrutora de Pilates
Oficina de Pilates: 3022.8448 | 4141.2420

Nenhum comentário:

Postar um comentário